quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

EVENTO

21 de Março: um Sentido Diferente para a Dia da Árvore

Desde tempos longínquos da humanidade que a água é um elemento de base na vida das comunidades. A constante procura de espaços que permitissem protecção, solos férteis e água, desenvolveram no homem um sentido apurado de busca do tão desejado bem, tenha sido num deserto, tenha sido em São Pedro de Alva.
Aqui a água abunda tanto no subsolo como nos grandes reservatórios criados pelo homem nos grandes cursos, Mondego e Alva. No entanto, nos locais mais afastados a construção de fontanários permitiu à população, durante séculos, o acesso ao precioso líquido em condições potáveis.
Estas pérolas da arquitectura rural perderam o seu protagonismo com a construção de pontos de grande captação e da rede de distribuição ao domicílio. No entanto deram um contributo importante na vida das pessoas e no desenvolvimento da comunidade.
No sentido de avivar estes espaços na memória das pessoas e das gerações mais novas, a Junta de Freguesia de São Pedro de Alva decidiu apoiar, em conjunto com a Biblioteca da Escola C+S de São Pedro de Alva, um projecto que consiste em plantar algumas árvores no dia 21 de Março junto dos fontanários da Vila.
Os intervenientes serão os alunos dos vários ciclos que para tal estiverem motivados. Pela sua mão, irão dar vida e visibilidade - a partir desta data e por longos anos - a esta ideia, vendo crescer as árvores agora plantadas.

A segunda parte do projecto prevê que os jovens intervenientes elaborem trabalhos escritos ou de desenho, de modo a que, uma vez compilados, dêem corpo a uma publicação. A edição dos mesmos, em livro, servirá também para mais tarde recordar o contributo que esta iniciativa deu no sentido de quebrar o esquecimento a que, em grande parte, os nossos fontanários foram deixados, após termos água potável na torneira de casa.